fortuna

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CULTURA IN VITRO SIMPLIFICADA





COMPONENTES ORGANICOS E EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO FACILITAM A REPRODUÇAO DE ORQUIDEAS.

Após os trabalhos de Lewis knudson , em 1922 , quando apresentou uma composição de meio de cultura utilizando sais minerais e possibilitou o inicio da reprodução das orquídeas por sementes , diversos autores , partindo dessas experiências originais , surgiram outras formações acrescentando diferentes componentes. Outros sais minerais ,vitaminas e hormônios passaram a fazer parte de inúmeras composições e , também , teve inicio a introdução de ingredientes orgânicos visando melhorar a germinação das sementes de orquídeas.
Em 1962, George Morel, na França,  apresentou um outro meio que utilizou para introduzir o cultivo pelo método de cultura de tecidos , ou seja , a clonagem das orquídeas , também denominada mais corretamente como micropropagaçao.
Quando iniciamos o aprendizado de semeadura in vitro , adquirimos todos os sais minerais indicados nos mais tradicionais meios de cultura usados nos laboratórios de biotecnologia. A utilização deles sempre requeria o uso de equipamentos caros e de muita precisão para as pesagens de qualidade mínimas , como 0,00075 mg , e outras que dificultavam muito o seu uso em laboratórios não profissionais. Assim , como procurei, desde o inicio de nossos trabalhos , simplificar a necessidade de utilizar equipamentos caros , como capelas de fluxo laminar, aparelhos de ventilação estéril e pressão positiva , pHmetros profissionais (potenciômetros) , entre outros , fomos alterando, gradativamente , os componentes dos tradicionais meios de cultura. Iniciamos pela substituição dos sais minerais adquiridos em embalagens individuais por adubos líquidos que apresentavam todos os sais minerais indicados na composição de Knudson C e ainda , outros ingredientes mais recentes , incluindo microelementos minerais.
Em seguida,fomos colocando componentes orgânicos , como a água de coco verde , tão indicada por autores mais recentes e sempre definida como elementos complexo de composição rica em sais minerais , vitaminas , hormônios , enzimas e outros compostos ainda não estudados. Pouco a pouco , fomos substituindo os sais minerais por frutas ricas nestes compostos , e a observação da germinação das sementes continuavam melhorando a cada alteração. Para surpresa nossa , vimos uma publicação com uma matéria enviada por André Luiz Lopes da Silva , do laboratório de cultura de tecidos vegetais , do departamento de biologia da universidade federal de Santa Maria , no rio grande do sul , relatando uma pesquisa que testava os mais tradicionais meios de cultura utilizados nos laboratórios de biotecnologia e a composição que indicamos em nosso primeiro livro, Orquídeas - manual  pratico de cultura. Devo assinalar que estes meios testados foi o que iniciamos a substituições de sais minerais PA por adubos e frutas em 1996.
O teste comparativo foi feito com sementes de cattleya tigrina e os meios de cultura selecionados foram os de Knudson. Os dados obtidos foram submetidos a analise estatísticas (de variação e de tukey, ao nível de 5%). Com isso , eles chegaram à seguinte dedução : Os resultados obtidos nessa pesquisa permitiram concluir que a receita com frutas é tão eficiente quanto os meios mais clássicos e superior ao incremento de massa frescas das plantas.
Hoje , depois de inúmeras alterações e testes exaustivos , temos um meio de cultura que chamamos de “ salada de frutas “ pois não utilizamos mais nenhum componente  original dos tradicionais meios.



Esterilização do meio de cultura


A necessária esterilização dos frascos com meio de cultura feita em autoclaves ou panelas de pressão para as composições que utilizam sais minerais não altera o potencial desses compostos. Entretanto, frutas usadas como vitaminas, hormônios e enzimas podem perder muito o potencial para os que forem selecionados. Altas temperaturas podem neutralizar a ação desses compostos e a germinação das sementes ser prejudicada. Após inúmeras tentativas conseguimos chegar a um resultado o qual esperamos há  muito tempo: eliminar a esterilização a quente e de uma maneira muito simples, como tudo o que estamos alterando em nosso laboratório caseiro , incorporando , ao meio de cultura , alho, cebola e extrato de própolis .



Alho ,cebola e extrato de própolis :
Antibióticos e fungicidas alternativos e naturais


Eles são bastante eficientes ,simples , baratos e fáceis de serem encontrados. Há muito tempo temos utilizado caldas de alho e cebola para prevenir e controlar pragas e doenças em nossas orquídeas. Na curiosidade , acrescentamos esses componentes ao meio da cultura que utilizamos para semeadura e meristemas , e o resultado foi surpreendente. Com certeza , é uma experiência que ainda requer mais testes para definirmos as quantidades adequadas a cada caso.



Composição de meio de cultura para semeaduras e meristemas in vitro


Todos os componentes devem ser de cultivo orgânicos , sem agrotóxicos:
  • 1 banana nanica inteira, com casca e semimadura
  • 1 colher de (sopa) bem cheia de mamão
  • 1 tomate
  • 1 xícara (café ) de milho verde
  • 1 copo de água de coco verde
  • 1 xícara (café ) de caldo de batatas
  • 1 colher ( sopa ) bem cheia de abacate
  • 1 colher (chá ) de pó de carvão vegetal
  • Agar-agar ( 1 dente de alho picado e amassado , 1 rodela de cebola picada e amassada e uma colher de café de própolis ) .
Bater tudo no liquidificador e colocar nos frascos preparados. Fazer a semeadura ou cultivo meristemático em capela do laboratório caseiro.



Frascos para colocar o meio de cultura


Com a simplicidade desse preparo e não necessitando do calor para a esterilização , abriu-se  uma possibilidade de utilizarmos uma variedade de embalagens descartáveis , como garrafas , potes de plástico, entre outros materiais. Só não podemos descuidar da lavagem e da desinfecção das embalagens.


Exemplos de germinação in vitro


                         


Advertências


Trata-se de uma experiência recentes , já com bons resultados , mas que ainda requer muitos testes para que possa ser indicada para o cultivo in vitro de varias espécies de orquídeas. A intenção do autor é possibilitar outros cultivadores a tentarem , de uma maneira muito fácil , a reprodução de orquídeas e , também pela observação cuidadosa dos resultados , possibilitar o intercambio de opiniões para o desenvolvimento de uma técnica que estará ao alcance de todos que querem ver suas orquídeas prediletas sendo reproduzidas por sementes em um laboratório caseiro.


Os excessos que podem maltratar as plantas

É muito comum a gente ver plantinhas em vasos morrerem por falta de tratamento, mas isso também costuma acontecer devido ao excesso de cuidados. Saiba que o trabalho de manutenção deve ser constante, porém na medida certa. Acompanhe aqui alguns dos erros mais comuns e procure não cometê-los. As chances de ter plantas saudáveis serão maiores!

Não regue demais, pois isso só faz com que as raízes e as folhas apodreçam. Coloque água somente quando o solo estiver ligeiramente seco e não deixe que ela se acumule no pratinho sob o vaso.

° Não use água fria para borrifar ou regar a folhagem. Prefira água na temperatura ambiente, que evita possíveis choques térmicos, prejudiciais até às espécies mais resistentes.

° Não exponha as plantas a correntes de ar frio. Elas só precisam de ambientes bem arejados para manter suas folhagens bonitas.

° Não coloque os vasos, de vez em quando, para tomar ar ou chuva, isso pode provocar uma mudança brusca de temperatura.

° Não lave as folhas diretamente em tanques ou banheiras. O ideal é borrifar água na temperatura ambiente e limpar com um pano bem macio.

° Não mude as plantas de lugar, se elas estiverem bem adaptadas ao local. Assim não precisarão despender energia para se acostumar às novas condições.

° Não aplique indiscriminadamente inseticidas ou adubos. Escolha a fórmula de fertilizante adequada às necessidades de cada planta e use-a conforme as instruções do fabricante, pois o excesso pode queimar as raízes. No caso dos inseticidas, use só quando os métodos de limpeza não resolverem. Sempre respeitando as indicações que acompanham o produto.

10 comentários:

  1. Olá, achei mto iinteressante o texto e gostaria de saber a quantidade de calda colocar em cada pote. Isso seria borrifada na folha de orquidea? Será q funciona comboutras plano gás?

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo....Funciona com outras plantas?

    ResponderExcluir
  3. tenho procurado, fórmulas mais viáveis pra cultivar orquídeas em vitro, porém moro em cidade que não nos dá opção de compra, e não confio muito em compra por internet, portanto esta fórmula caseira vou com certeza tentar e caso tenha sucesso volto pra comentar ok, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Mas de que adianta o agar se o meio de cultura não vai ao fogo? O agar não vai gelificar...

    ResponderExcluir
  5. Como vou fazer o agar adquirir consistência sem ir ao fogo?

    ResponderExcluir
  6. Fiz um meio de cultura como esse acima porem não coloquei nem o carvão nem o abacate. E não cozinhei o agar se der certo eu posto

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que legal, eu estava procurando sobre "meios de cultura alternativo" e encontrei esse blog. Para minha surpresa vi que uma das minhas pesquisas foi útil para a validação desses meios de cultura utilizando componentes orgânicos.

    Recentemente desenvolvi um outro meio de cultura para orquídeas, em que usei como modelo "Oncidium leucochilum", o trabalho está publicado em:
    7. SILVA, A. L. L.; COSTA, J. L.; GOLLO, A. L.; SANTOS, J. D.; FORNECK, H. R.; BIASI, L. A.; SOCCOL, V. T.; CARVALHO, J. C.; SOCCOL, C. R. Development of a vinasse culture medium for plant tissue culture. Pakistan Journal of Botany, v. 46, p. 2195-2202, 2014.

    Disponível em: http://www.pakbs.org/pjbot/PDFs/46(6)/37.pdf

    Em que usei vinhaça de cana-de-açucar como fonte de nutrientes minerais para a formulação do meio de cultura.

    Espero que essa pesquisa possa de alguma forma ajudar a todos os interessados.

    Fico a disposição para eventuais dúvidas: clonageinvitro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. ola fico feliz em ter novos conhecimentos ,como semear orquideas.
    porem nao e bem esclarecido como preparar os ingredientes,se cozinha
    junto com agar agar.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, então
    o resultado foi positivo?

    ResponderExcluir